Católico adora imagens? - A Igreja “Tirando Duvidas”

Essa foi a pergunta enviada para o “TIRANDO DUVIDAS”, um assunto que vez por outra vem à baila é o de que “católico é adorador de imagem”, é sabido que o tema em questão é fruto de pessoas que desconhecem a doutrina católica, ou o que é pior, conhecendo buscam uma maneira de confundir o fiel que não tem uma fé enraizada na Palavra.

Fiel católico não adora, mas sim, venera aqueles que com a vida souberam adorar ao único Deus verdadeiro. Eis o ensinamento de alguns deles.


S. Gregório de Nissa (394): “O desenho mudo sabe falar sobre as paredes das igrejas e ajuda grandemente.(Panegírico de S. Teodoro, PG 46, 737d).

Santo Agostinho (430): É evidente que o milagre não é produzido materialmente pelas relíquias, mas pela vontade de Deus sobre elas. Não há, pois, superstição alguma nas peregrinações do povo cristãos a certos lugares em que Deus obra milagres pelas relíquias ou imagens dos santos”.

S. Gregório Magno (604): a Sereno, bispo de Marselha: “Tu não devias quebrar o que foi colocado nas igrejas não para ser adorado, mas simplesmente para ser venerado. Uma coisa é adorar uma imagem, outra coisa é aprender, mediante essa imagem, a quem se dirigem as tuas preces. O que a Escritura é para aqueles que sabem ler, a imagem o é para os ignorantes; mediante essas imagens aprendem o caminho a seguir. A imagem é o livro daqueles que não sabem ler.(Epístola XI 13 PL 77,1128c)

S. João Damasceno (749): O que a Bíblia é para os que sabem ler, a imagem o é para os iletrados”.(De imaginibus I 17 PG 94, 1248 c)Antigamente Deus, que não tem corpo nem face, não poderia ser absolutamente representado através duma imagem. Mas agora que Ele se fez ver na carne e que Ele viveu com os homens, eu posso fazer uma imagem do que vi de Deus.” “A beleza e a cor das imagens estimula minha oração. É uma festa para os meus olhos, tanto quanto o espetáculo dos campos estimula o meu coração para dar glória a Deus”. (CIC-1162)

Os santos concílios reafirmam o pensamento dos grandes que experienciaram a Deus.

II Concílio de Nicéia (787): Nós definimos com todo o rigor e cuidado que, à semelhança da representação da cruz preciosa e vivificante, assim as venerandas e sagradas imagens pintadas quer em mosaico, quer em qualquer outro material adaptado, devem ser expostas nas santas igrejas de Deus, nas alfaias sagradas, nos paramentos sagrados, nas paredes e nas mesas, nas casas e ruas; sejam elas a imagem do Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo, a da imaculada Senhora nossa, a santa Mãe de Deus, dos santos anjos, de todos os santos justos”. (DS, 600-601)

Concílio de Trento (1545-1563): As imagens de Cristo e da Virgem Maria, Mãe de Deus, e dos Santos, devem ser guardadas nas Igrejas, onde se lhes devem prestar a devida honra e veneração; não por crer que haja nelas “Divindades” ou “virtude alguma”, a quem queremos adorar ou pedir favores imitando os antigos gentios, que punham toda a sua confiança em seus ídolos; mas porque as honras que lhes prestamos as referimos aos protótipos que elas representam, de sorte que, quando beijamos uma imagem, ou nos descobrimos ou prostramo-nos diante dela, adoramos Jesus Cristo e veneramos os santos por elas representadas”.

E para não dar margem a especulações de que só testemunhamos da nossa fé, leiamos o que pensa o pai do protestantismo:

Martinho Lutero: Penso que no que diz respeito às imagens, símbolos e vestes litúrgicas e coisas semelhantes, deixe-se à livre escolha. Quem não quiser essas coisas deixe-as de lado. Se bem que as histórias inspiradas na Bíblia ou em histórias edificantes, parecem-me serem muito úteis.” (Carta, 1528). Quando eu escuto falar de Cristo, uma imagem de um homem pendurado numa cruz toma meu coração, assim como o reflexo de meu rosto aparece naturalmente na água quando eu olho nela. Se não é pecado, mas sim bom em ter uma imagem de Cristo em meu coração, porque deveria ser um pecado de tê-lo em meus olhos? (Contra os Profetas Celestiais, 1525; LW, Vol. 40,99-100) Porém, imagens para memoriais e testemunho, como crucifixos e imagens de santos, são para ser tolerados… E não são apenas para ser tolerados, mas por causa do memorial e testemunho eles são louváveis e honrados… (Ibid.,91)

Ser um bom cristão é “viver a nossa fé respeitando a dos outros”, fazer proselitismo nunca foi o argumento de Jesus. Jo 14,27 “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz”. Vivamos todos como irmãos que somos a paz dada por Jesus.

Texto: Ricardo e Marta (com citações retiradas da internet)
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia  
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica