Epifania do Senhor - Solenidade

A palavra “Epifania” tem sua origem do grego epipháneia, que quer dizer “aparição, manifestação”.

A festa da Epifania do Senhor é celebrada no dia 06 de janeiro, sendo que no Brasil a data foi transferida para o segundo domingo após o natal. A festa da epifania tem sua origem no Oriente.

A Igreja celebra a Epifania em três momentos:

1.    A visita dos magos (Mateus 2,1-12) onde Jesus se revela ao mundo pagão deixando evidente que Ele é o Senhor de todas as nações, Aquele que veio para todos os povos.


2.    O Batismo no Jordão (Mateus 3,13-17) onde se deixa conhecer como o “Filho amado”, Salvador e Redentor.

3.    E no casamento em Caná (João 2,1-11) Jesus se manifesta aos discípulos. A água transformada em vinho indica que a presença de Jesus no mundo é sinal de mudança.

A celebração nasce no Oriente para substituir a festa pagã ao sol (solstício invernal). No Oriente a Epifania é comemorada como a “Encarnação”, já no Ocidente é a “Revelação”, onde Jesus se apresenta ao mundo. A Festa da Epifania do Senhor foi introduzida em Roma a partir do século IV.

“Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente, e viemos para prestar-lhe homenagem.” (Mt 2,2)

Mateus em sua narrativa apresenta para nós a figura dos magos vindos do Oriente que estão à procura daquele que seria não só o Rei dos judeus, mas o escolhido de Deus para trazer ao mundo um tempo novo. Os adoradores vindos de países distantes mostram que Jesus veio para ser o Senhor de todas as raças. 

A estrela que foi vista no Oriente e que os guiou na jornada, apresenta Jesus como luz do mundo e que brilha sem distinção para todos que se deixam conduzir. Dá-nos a certeza também, que não é a proximidadefísica que nos torna “um com Jesus”, pois se assim o fosse Herodes teria visto primeiro. A ganância, o egoísmo e o apego aos bens terrenos, são a cegueira da alma, pois não nos permite ver os verdadeiros tesouros, que é na simplicidade da manjedoura que nos aliamos a Jesus.

Reis Magos - 06 de janeiro

Texto: Ricardo Ferreira
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica