Nascidas com uma natureza humana decaída e manchada pelo
pecado original, as crianças também têm necessidade do novo nascimento no
Batismo para serem libertas do poder das trevas e transferidas para o domínio
da liberdade dos filhos de Deus, a que todos os homens são chamados. A pura gratuidade da graça da salvação é particularmente
manifesta no Batismo das crianças. Por isso, a Igreja e os pais privariam
a criança da graça inestimável de se tornar filho de Deus, se não lhe
conferissem o Batismo pouco depois do seu nascimento. (CIC 1250)
A prática de batizar as crianças é tradição imemorial
(tão antigo que desapareceu da memória) da Igreja. Explicitamente atestada desde o século II, é,
no entanto bem possível que, desde o princípio da pregação apostólica, quando
“casas” inteiras receberam o Batismo se tenham batizado também as crianças. (CIC
1252)
Desde o dia de Pentecostes que a Igreja vem celebrando e
administrando o Santo Batismo. Com efeito, São Pedro declara à multidão,
abalada pela sua pregação: “convertei-vos e peça cada um de vós o Batismo em
nome de Jesus Cristo, para vos serem perdoados os pecados. Recebereis então o
dom do Espírito Santo”. (CIC 1226)
O
Batismo foi instituído por Cristo?
Jesus respondeu: "Eu garanto a você: ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nasce da água e
do Espírito”. (Jo 3,5) Ide, pois,
ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito
Santo. (Mt 28,19)
E
o Batismo de criança?
Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor
abrira o seu coração para que aderisse às palavras de Paulo. Após ter sido
batizada, assim como toda a sua família, ela nos
convidou: "Se vocês me consideram fiel ao Senhor, permaneçam em minha
casa." (At. 16,14-15 - Cidade de Filipos Paulo e Timóteo)
Conduzindo-os para fora, perguntou: "Senhores, que
devo fazer para ser salvo?" Paulo e Silas responderam: "Acredite no
Senhor Jesus, e serão salvos você e todos os
da sua casa." Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do
Senhor ao carcereiro e a todos os da sua
casa. Naquela hora da noite, o carcereiro levou-os consigo para lavar as
feridas causadas pelos açoites. A seguir, foi
batizado com todos os seus. (At. 16,30-33)
A Igreja recebeu dos Apóstolos a tradição de dar batismo também aos recém-nascidos. (Orígenes:
sacerdote, filósofo e teólogo, nasceu em 185 e morreu em 253) (IBC 04)
Quando no século
II aparecem os primeiros testemunhos diretos, jamais algum deles apresenta o
Batismo das crianças como uma inovação. Santo
Ireneu (130/202), de modo particular, considera óbvia a presença entre os
batizados "das crianças e dos pequeninos",... (IBC 04)
O mais antigo ritual conhecido, aquele que descreve, no
início do século III, a Tradição Apostólica, contém a prescrição seguinte: 'Batizar-se-ão em primeiro lugar as crianças; todas
aquelas que podem falar por si mesmas que falem; quanto
às que não podem fazê-lo, os pais ou alguém da sua família devem
falar por elas" (IBC 04)
O Concílio de
Viena, realizado em 1312, põe em evidência que o efeito do sacramento
do Batismo "quer nas crianças
quer nos adultos", não é somente a remissão dos pecados, mas também
"o dom da graça e das virtudes". (IBC 07)
Santo Tomás de Aquino (1225/1274 - Doutor da Igreja) e,
depois dele, todos os teólogos retomam esta doutrina: a criança que é batizada não crê por ela mesma, mediante um
ato pessoal, mas mediante outros; "pela fé da Igreja que lhe é
comunicada". (IBC 14)
... Pela sua própria natureza, o Batismo das crianças exige um catecumenato pós-baptismal. Não se
trata apenas da necessidade duma instrução posterior ao Baptismo, mas do
desenvolvimento necessário da graça batismal no crescimento da pessoa. (CIC
1231)
Jesus
foi Batizado quando criança?
Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do
menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo, antes de ser
concebido. Terminados os
dias da purificação deles, conforme a Lei de Moisés, levaram o menino para
Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do
Senhor: "Todo primogênito de sexo masculino será consagrado ao
Senhor." (Lc 2,21-23)
Javé falou a Moisés: Diga aos filhos de Israel: Quando
uma mulher conceber e der à luz um menino, ficará impura durante sete dias,
como durante sua menstruação. No oitavo dia, o
prepúcio do menino será circuncidado. (Lv 12,1-3)
A circuncisão de Jesus, no oitavo dia depois de seu nascimento, é sinal
de sua inserção na descendência de Abraão, no povo da Aliança, de sua submissão
à Lei e de sua capacitação para o culto de Israel, do qual participará durante
toda a vida. Este sinal prefigura “a circuncisão de Cristo”, que é o Batismo. (CIC - nº527).
Fonte:
Catecismo da Igreja Católica
Foto retirada da internet
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