Sacramento da Reconciliação - Papa Francisco

A misericórdia de Deus será sempre maior do que qualquer pecado. Ninguém pode colocar um limite ao amor de Deus que perdoa. (1)

Não existe nenhum pecado que Deus não possa perdoar! Nenhum! Somente aquilo que é subtraído à divina misericórdia não pode ser perdoado, como quem se subtrai ao sol não pode ser iluminado nem aquecido. (2)


Deus nos compreende também em nossos limites, nos compreende também em nossas contradições. Mais ainda, com o seu amor nos diz que propriamente quando reconhecemos nossos pecados, Ele se faz ainda mais próximo de nós e nos impele a olhar para frente. Quando reconhecemos nossos pecados e pedimos perdão há festa no Céu. Jesus faz festa: essa é a sua misericórdia. (3)

Alguém pode dizer: eu me confesso somente com Deus. Sim, você pode dizer a Deus ‘perdoai-me’, e confessar seus pecados, mas nossos pecados são também contra os irmãos, contra a Igreja. Por isso é necessário pedir perdão à Igreja, aos irmãos, na pessoa do sacerdote. (4)

O Sacramento, com todos os atos do penitente, não implica que se torne um interrogatório cansativo, maçante e invasor. Pelo contrário, deve ser um encontro libertador e rico de humanidade, através do qual poder educar para a misericórdia, que não exclui, aliás, compreende também o justo compromisso a reparar, o quanto possível, o mal cometido. (5)

Mesmo o maior pecador que se apresenta diante de Deus para pedir perdão é ‘terra santa’... a ser ‘cultivada’ com dedicação, cuidado e atenção pastoral. Todos deveriam sair do confessionário com a felicidade no coração, com o rosto radiante de esperança.

Nem o confessor por demais tolerante, nem o confessor rígido, é misericordioso. O primeiro, porque diz: “Continue, isso não é pecado, continue, continue!” O outro, porque diz: “não, a lei diz...”. Mas nenhum dos dois trata o penitente como irmão, toma-o pela mão e o acompanha em seu percurso de conversão! (...) Misericórdia significa cuidar do irmão ou da irmã e ajudá-lo a caminhar. (6)

Papa Francisco

(1) Misericordiae Vultus
(2) Discurso aos participantes do Curso da Penitenciaria Apostólica, 12 de março de 2015
(3) Audiência geral, 16 de dezembro de 2015
(4) Audiência geral, 19 de fevereiro de 2014
(5) Discurso aos participantes do Curso da Penitenciaria Apostólica, 12 de março de 2015
(6) Discurso aos participantes de um curso da Penitenciaria Apostólica, 12 de março de 2015

Fonte: O Sacramento da Reconciliação nas palavras do Papa Francisco
br.radiovaticana.va/news/2015/12/29/o_sacramento_da_reconcilia%C3%A7%C3%A3o_nas_palavras_do_papa_francisco/1197640
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica