Por que está a água unida ao Espírito? - Batismo Católico

O Senhor, que nos dá a vida, estabeleceu conosco a aliança do Batismo, símbolo da morte e da vida, onde a água é a imagem da morte e o Espírito nos dá o penhor da vida. Assim se torna para nós evidente o que antes se perguntava:

Por que está a água unida ao Espírito?

É dupla, com efeito, a finalidade do Batismo: abolir o corpo do pecado, para que nunca mais produza frutos de morte, e vivificá-lo pelo Espírito, para que dê frutos de santidade.


A água é a imagem da morte, ao receber o corpo como num sepulcro; e o Espírito Santo, por sua vez, comunica a força vivificante que renova as nossas almas, libertando-as da morte do pecado e restituindo-lhes a vida. Nisto consiste o renascer da água e do Espírito: na água realiza-se a nossa morte, mas o Espírito opera em nós a vida.

O grande mistério do Batismo realiza-se em três imersões e três invocações, para que não só fique bem expressa a imagem da morte, mas também seja iluminada a alma dos batizados com o dom da ciência divina. Por isso, se a água tem o dom da graça, não é por sua própria natureza, mas pela presença do Espírito. O Batismo, com efeito, não é uma purificação da imundície corporal, mas o compromisso de uma consciência pura perante Deus.

Assim o Senhor, a fim de nos preparar para a vida da ressurreição, propõe-nos todo o programa da vida evangélica... Pelo Espírito Santo se nos concede de novo a entrada no Paraíso, a ascensão ao reino dos Céus, o retorno à adoção de filhos.

Do Livro de São Basílio Magno (329/379) Bispo de Cesareia, sobre o Espírito Santo
Fonte: News.va
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica