O Senhor, que nos dá a vida, estabeleceu conosco a aliança
do Batismo, símbolo da morte e da vida, onde a água é a imagem da morte e o
Espírito nos dá o penhor da vida. Assim se torna para nós evidente o que antes
se perguntava:
Por que está a água unida ao
Espírito?
É dupla, com efeito, a finalidade do Batismo: abolir
o corpo do pecado, para que nunca mais produza frutos de morte, e vivificá-lo
pelo Espírito, para que dê frutos de santidade.
A água é a imagem da
morte, ao receber o corpo como num sepulcro; e o Espírito Santo, por sua vez,
comunica a força vivificante que renova as nossas almas, libertando-as da morte
do pecado e restituindo-lhes a vida. Nisto consiste o renascer da água e do
Espírito: na água realiza-se a nossa morte, mas o Espírito opera em nós a vida.
O grande mistério do Batismo realiza-se em três imersões e
três invocações, para que não só fique bem expressa a imagem da morte, mas
também seja iluminada a alma dos batizados com o dom da ciência divina. Por
isso, se a água tem o dom da graça, não é por sua própria natureza, mas pela
presença do Espírito. O Batismo, com efeito, não é uma
purificação da imundície corporal, mas o compromisso de uma consciência pura
perante Deus.
Assim o Senhor, a fim de nos preparar para a vida da
ressurreição, propõe-nos todo o programa da vida evangélica... Pelo
Espírito Santo se nos concede de novo a entrada no Paraíso, a ascensão ao reino
dos Céus, o retorno à adoção de filhos.
Do Livro de São Basílio Magno
(329/379) Bispo de Cesareia, sobre o Espírito Santo
Fonte: News.va
Foto retirada da internet
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