São Vicente de Paulo - 27 de setembro

Ó glorioso São Vicente, patrono de toda caridade, pai daqueles que estão na miséria e que, enquanto na Terra, jamais deixou de amparar a todos que a Vós recorreram, considerai os males que estão nos oprimindo e vinde em nosso socorro. Obtende junto ao Senhor ajuda aos pobres, alívio para os enfermos, consolo para os aflitos, proteção para os abandonados, espírito de generosidade para os ricos, a graça da conversão para os pecadores, entusiasmo para os padres, paz para a Igreja, tranquilidade e ordem para as nações e salvação para todos. 

Permiti-nos comprovar os efeitos da vossa misericórdia e intercessão e assim sermos ajudados nas misérias da vida. Possamos nós estarmos unidos com o Senhor no paraíso, onde não existe mais dor, choro ou tristeza, mas alegria, contentamento e duradoura felicidade. Amém!

24 de abril de 1581 - Nascimento em Pouy perto de Dax (França). 23 de setembro de 1600 aos 19 anos foi ordenado padre. Agosto de 1617 funda as Damas da Caridade, conhecida hoje como AIC - Assoc. Internacional de Caridades. Dezembro de 1617 cria as Confrarias da Caridade. 17 de abril de 1625 - Fundação da Congregação da Missão (Padres Lazaristas ou Vicentinos). 24 de abril de 1626 - Aprovação da Congregação da Missão pelo Arcebispo de Paris. Novembro de 1633 funda a Congregação das Filhas da Caridade. Faleceu em 27 de setembro de 1660 em Paris. Beatificado em 13 de agosto 1729 por Bento XIII. Canonizado pelo Papa Clemente XII em 16 de junho 1737. 12 de maio 1885, declarado pelo Papa Leão XIII patrono das obras de caridade. Sua festa litúrgica celebra-se a 27 de setembro.

Terceiro filho de João de Paulo e Bertranda de Moras tinha condição humilde, proprietários de uma pequena fazenda, viviam do trabalho. Educaram cristãmente seis filhos, 4 homens  e 2 mulheres.  Em Vicente, bem cedo  descobriram um bom coração e qualidades excelentes de espírito.

A ocupação predileta do menino era vigiar o gado, nas  épocas do ano em que este  era  levado às pastagens.  De preferência, levava o gado a um lugar  no fundo do mato, onde havia uma capela de Nossa Senhora. Ali fazia  muita oração e cantava em honra da  Rainha do céu.  As  flores mais belas que encontrava, depositava-as sobre o altar de Maria Santíssima e com um carinho todo particular, enfeitava a humilde capelinha.  Já nesta idade, revelava princípios de caridade, guardando sempre  um bocado da refeição para os pobres. O pai, observando com satisfação os  belos dotes do filho quis que ele estudasse. Em quatro anos, Vicente tinha feito tantos progressos nas ciências, que pôde ser professor. Ensinando aos outros, ganhava o bastante para poder continuar os estudos nos cursos superiores, sem com isto exigir sacrifícios do pai. Seguiu os  cursos teológicos em Saragoça e Toulouse e,  em 23 de setembro de 1600, foi ordenado sacerdote.

Deus, porém, quis  proporcionar-lhe ocasião de  aperfeiçoar-se nas virtudes de perfeito cristão, que são a mansidão, a paciência e  a  caridade. Numa viagem  em  1605, que fazia de Marselha a Narbonne, caiu em poder de piratas  tunísios, que o venderam como escravo a diversos senhores em Tunis. Com grande conformidade, o santo aceitou esta provação e humildemente se  sujeitou aos pesados trabalhos, que se lhe impunham. O que mais o entristecia, eram os diversos  estratagemas que os patrões empregavam, para levá-lo a apostasia.  O último deles, a quem prestou serviços de  escravo era apóstata, que tinha três mulheres.  Uma delas, movida pela curiosidade, acompanhava Vicente, quando este se dirigia ao trabalho no campo.  Muitas perguntas  lhe dirigia sobre a religião cristã, e pedia-lhe que cantasse  alguns  cânticos cristãos.  Vicente lembrava-se da  palavra da Sagrada Escritura: "Como hei de cantar em terra estrangeira?" e cantava então o salmo, que diz: "Nas margens dos rios de Babilônia assentávamos, chorando a nossa terra", ou a "Salve Rainha".  A mulher muçulmana ouvia tudo com muita atenção, e cada vez mais se enchia de  admiração pelas virtudes do escravo cristão. Tornou-se advogada de Vicente junto ao patrão, a quem repreendeu energicamente por ter abandonado uma religião tão perfeita, como a cristã.  O apóstata caiu em si e combinou com Vicente a  volta para Paris. Em 1607 fizeram à travessia e  chegaram a Aigues Mortes.

No ano seguinte vemos  Vicente em Roma.  Os grandes e antigos santuários muito o  impressionaram e,  regressando a Paris, tinha a resolução firme de  imitar o exemplo de virtude dos  primeiros  cristãos. Em Paris, se dedicou por alguns anos ao serviço dos doentes no hospital.  Aconteceu que lá caísse sobre ele a grave suspeita de ter  praticado um furto.   A única resposta que Vicente dava  às acusações caluniosas era:  "Deus sabe tudo".  Só depois de seis  anos  foi descoberto o verdadeiro culpado, ou para melhor dizer, o ladrão que, não podendo já suportar os  remorsos de consciência fez  a declaração do crime.

Pouco depois,  Vicente conheceu o venerável Berulle, fundador da Congregação do Oratório, e os dois ligaram-se em estreita amizade, para mais  eficazmente poderem trabalhar pelo bem da humanidade. Durante algum  espaço de tempo, Vicente administrou a Paróquia de Clichi, onde Trabalhou com grande proveito para as  almas, obediente à ordem dos superiores, aceitou o cargo de educador dos filhos do conde de Gondi-Ivigny. Este gênero de ocupação dava-lhe tempo bastante para se dedicar à cura d'almas, e foi aí que Vicente revelou grandes aptidões para missionário.  A condessa de Ivigny, senhora de grandes virtudes, deu o maior apoio aos trabalhos apostólicos de Vicente, que em seguida passou a pregar missões aos encarcerados e aos  condenados às galés.   O rei Luís XIII nomeou Vicente intendente das galeras francesas e esmoler real. Três anos ficou o santo homem em Paris, ocupando este cargo, quando o zelo pelas almas o levou a  Marselha, onde havia muitos daqueles infelizes,  condenados às  galés. Vicente procurou-os e semeou consolo e conforto nas almas daquela  desventurada gente, cuja  triste sorte o comovia até às lágrimas.  Entre os algemados havia um, de porte nobre e fidalgo, que se entregava a uma tristeza, que tocava as raias do desespero.  Vicente interessou-se muito em  particular por  aquele homem e  conseguiu dele  a revelação de  sua triste  história. Cúmplice, se bem que quase forçado, de uma fraude,  fôra condenado às galés, sabendo mulher e filhos entregues à miséria. Vicente, que até então soubera muito bem disfarçar sua personalidade, ofereceu-se às autoridades em lugar do infeliz e conseguiu-lhe a libertação. A mansidão, a caridade e paciência de Vicente no meio dos sentenciados, gente de péssima espécie, chamou atenção. Como os seus em Paris lhe ignorassem o paradeiro, foram-lhe ao encalço, descobriram-no em Marselha e  trataram de  libertá-lo.  Do tempo de  prisão restou-lhe uma última úlcera no pé, causada pelas grilhetas.

Para  combater a ignorância religiosa e o indiferentismo pregou muitas missões nas cidades e  no campo.  Sacerdotes  do clero regular que o ajudavam nesta tarefa, associaram-se-lhe  na Congregação da Missão, fundada em 1624, e com ele como seu superior, fixaram residência no antigo leprosário São Lázaro, de onde a Congregação recebeu  a  denominação de "Lazaristas". Naquela  casa, Vicente dirigiu inúmeros retiros espirituais para todos os estados. De grande resultado foram os exercícios em preparação às sacras ordens e  as  conferências sacerdotais nas terças-feiras, nas quais se formaram belíssimas vocações dos melhores bispos da França.

Obra de grande alcance se revelou a  fundação da  Confraria da  Caridade, organização caritativa para ambos os sexos, hoje mais conhecida sob o nome de  Conferências de São Vicente.  Desta confraria, qual flor maravilhosa,  se  desenvolveu a Congregação das Filhas da Caridade, à qual deu por superiora uma senhora de grande virtude, que goza das honras dos altares:  Santa Luísa de Marillac.  Pela fundação dessas conferências e das suas casas, tiveram certa centralização as obras de caridade e beneficência aos pobres, aos enfermos, às crianças, à mocidade feminina periclitada,  aos cegos, aos loucos, etc. Em todas estas obras, Vicente recebeu e deu muita animação na qualidade de membro da Companhia do SS.  Sacramento.  Como membro do conselho real em coisas eclesiásticas, grande influência exercia na nomeação de bispos e distribuição de benefícios.  Atrás de uma aparência exterior,  simples e fraca, de uma fisionomia humilde,  sempre bondosa e sorridente, escondia-se uma inteligência esclarecida, um caráter corajoso e  forte, um talento eminentemente prático e organizador, um coração grande, ardoroso e firme na fé.

Em 1693 esta congregação teve a  aprovação do Papa Urbano VIII. Os sacerdotes pertencentes a essa congregação, fazem os três votos simples monásticos, da pobreza, castidade e obediência, obrigando-se a trabalhar na própria santificação, na conversão dos pecadores e na formação do clero.  São Vicente muito se empenhou pela organização de  retiros espirituais para sacerdotes e leigos, e nesse empenho teve forte apoio do Papa Alexandre VII.

É admirável que um homem como São Vicente, destituído completamente de bens materiais, pudesse fazer tanto bem aos necessitados. Quando a província de Lorena, devastada pela guerra oferecia um aspecto desolador, São Vicente fez-se mendigo, angariando esmolas e donativos em benefício das vítimas da grande catástrofe, as quais  socorreu com uma vultosa quantia em dinheiro.

Querido e  amado por todos, era visto como um anjo do céu.  São Francisco de Sales votava-lhe tanta estima e confiança, que o nomeou Superior da Ordem da Visitação que, havia pouco, fundara.  Ainda outras comunidades religiosas, se lhe confiaram à direção.

No meio de tantas ocupações, teve tempo ainda para tratar da sua própria alma. Fossem quais  fossem as ocupações, o coração dele estava sempre unido a Deus. Nas maiores contrariedades, conservava sempre calma e tranqüilidade de espírito.  Em todos os fatos da vida, São Vicente reconhecia os  planos da Divina Providência.  Entregava-se confiadamente e, outra coisa não procurava, senão a maior glória de Deus.

Senhor absoluto dos movimentos do coração, não se deixava desanimar ou inquietar pelas  vicissitudes da vida. Humilhações, longe de o entristecerem, firmavam-no cada vez mais na humildade. A humildade era a virtude que mais recomendava aos filhos espirituais.  Uma das regras principais que estabeleceu sobre a humildade, foi esta: "O religioso não fale dos seus  próprios  merecimentos e evite chamar à  atenção dos outros para a sua pessoa".

São Vicente alcançou a  idade de  85 anos. Embora bastante enfraquecido e alquebrado, levantava-se às 4 horas,  celebrava a Missa e dedicava três horas à oração.  O pensamento da morte era-lhe familiar. Todos os  dias rezava as orações da Igreja pelos moribundos.  A morte encontrou-o, pois,  otimamente preparado.  Morreu aos 27 de setembro de 1660, sendo-lhe o corpo sepultado na igreja de São Lázaro (ou capela dos Lazaristas), enquanto seu coração se conserva também incorrupto no convento das Irmãs da Caridade em Paris. Grandes e numerosos milagres foram-lhe observados no túmulo. A sua canonização realizou-se em 1737 pelo Papa Clemente XII.

"Não sei quem é mais carente: se o pobre que pede pão ou o rico que pede amor."

NOVENA:

Oração Inicial para todos os dias: Ó glorioso São Vicente de Paulo, despertai em todas as pessoas a convicção profunda de que Jesus Cristo é nossa única esperança e salvação.

Oração Final para todos os dias: Ó glorioso São Vicente de Paulo, celeste padroeiro de todas as obras de caridade, durante vossa vida nunca rejeitastes aos que a vós recorriam, vede a imensidade de males que nos afligem. Alcance de Deus socorro aos pobres, alívio aos doentes e aflitos, proteção aos abandonados, caridade aos ricos, conversão aos pecadores, paz à Igreja e salvação a todos os povos.

1.º Dia - O grande Apóstolo da Caridade, São Vicente de Paulo, viu nos pobres a presença de Deus e costumava dizer: Deus ama os pobres. Considerava a imagem de Cristo nos pobres. Todos os dias: Pai Nosso, Ave Maria, glorioso São Vicente de Paulo, rogai por nós.

2.º Dia - Somente com os olhos da fé poderemos ver Jesus nos pobres. Alcançai-nos, ó glorioso São Vicente de Paulo, de Deus a graça desta fé.

3.º Dia - Ajudai-nos, São Vicente de Paulo, a libertamo-nos do amor próprio, para servirmos somente a Deus, quando servimos o pobre.

4.º Dia - O apóstolo ardoroso, São Vicente de Paulo, sentiu com pesar a ignorância religiosa do povo. Por isso, dedicou-se com amor à formação de sacerdotes a fim de melhor atingir as pessoas.

5.º Dia - Exaltou o sacerdócio com espírito de fé, tão certo estava de que a presença de Cristo no padre é preferida por Deus para a salvação das almas.

6.º Dia - Alcançai-nos, São Vicente de Paulo, a graça de compreendermos melhor a presença de Cristo no sacerdote e de tratarmos os ministros de Deus com respeito e dedicação, auxiliando-os em sua árdua missão.

7.º Dia - Em sua vida sacerdotal, São Vicente de Paulo, foi assíduo e fervoroso, adorador da Eucaristia, onde buscava forças para sua laboriosa missão de Caridade. Celebrava a missa com a máxima piedade.

8.º Dia – São Vicente de Paulo, confiava a Jesus Eucarístico as suas dificuldades, e pedia, cheio de confiança, o auxílio da graça para todos os seus trabalhos. Foi seu amor pela Eucaristia que o fez chegar a tão elevado grau de humildade, o que o fazia conservar-se sereno nas maiores dificuldades. Alcançai-nos, ó São Vicente de Paulo, esta mesma graça.

9.º Dia - Ajudai-nos, São Vicente de Paulo, a alcançar na presença de Cristo na Eucaristia, as virtudes que nos dão a tranqüilidade de espírito, a paz de consciência e uma verdadeira caridade para com os pobres.

Fonte: pagina oriente / dith.cm.nom / ssvp / Wikipédia / portal angels
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica