Prefácio de Nossa Senhora - Ofício da Memória
Cor: Branco - Ano “C” Lucas
Antífona: Judite
13,23-25 O Senhor Deus vos abençoou, virgem Maria, mais que a todas as
mulheres. Ele exaltou o vosso nome: que todos os povos cantem vosso louvor.
Oração do Dia: Fazei, ó Deus, que, ao celebrarmos a memória da
Virgem Maria, Possamos também, por sua intercessão, participar da plenitude da
vossa graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do
Espírito Santo. Amém!
Primeira Leitura: Profecia de
Zacarias 2,14-17
Rejubila,
alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o
Senhor. Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu
povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a
ti. O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e
escolherá de novo Jerusalém. Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de
levantar-se de sua santa habitação. -
Palavra do Senhor.
Comentário: O profeta urge que os
exilados, ainda habitantes da Babilônia, se reúnam com seus irmãos na
Palestina, porque Deus está novamente ligado ao seu povo. Os versículos 14-17
abrem uma perspectiva universal: as nações pagãs farão parte do povo de Deus,
que tem Jerusalém como centro. O Senhor vem morar com a comunidade do Templo. A
permanência do Senhor é mencionada no versículo 15 com proclamações
inesperadas. "Numerosas nações se ligarão ao Senhor naquele dia",
referindo-se ao dia do Senhor. "Tornar-se-ão seu "próprio povo".
Não é mencionado como as nações se ligarão nem como Israel e as nações se
tornarão um "povo". O conceito do Senhor morando no meio das nações e
de Israel é notável, em especial quando comparado com o contemporâneo de
Zacarias, Ageu. Este último limitou a contribuição das nações a seus tesouros
para o Templo. A linguagem da aliança ("elegerá") é usada para
mostrar o relacionamento do Senhor com Judá e Jerusalém. A designação de Judá
como "Terra Santa" só aparece aqui. Tudo será santo, porque o Senhor
mora no meio do povo. (deusunico.com)
Salmo: Lc 1,46-47. 48-49.
50-51. 52-53. 54-55 (R.Cf.54b)
O Senhor se
lembrou de mostrar sua bondade.
A minh’alma
engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
pois ele viu a
pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O
Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome.
Seu amor, de
geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu
braço, dispersou os orgulhosos.
Derrubou os poderosos
de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu,
sem nada, os ricos.
Acolheu Israel, seu
servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de
Abraão e de seus filhos, para sempre.
Evangelho de Jesus
Cristo segundo São Mateus 12,46-50
Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às
multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com
ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem
falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado:
“Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”
E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus
disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu
Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. - Palavra da Salvação.
Comentário:
Esta
narrativa de Mateus também é encontrada nos evangelhos de Marcos e Lucas. A
figura central é a "mãe". No processo de geração a mulher-mãe tem um
papel fundamental. A própria Terra é tida como "mãe" em relação à
vida que, sem cessar, desabrocha em sua superfície. Na narrativa há um
confronto entre as multidões às quais Jesus fala, e sua família, mãe e irmãos,
que ficam de fora e procuram falar com Jesus. A família, tendo a mãe como
centro, está na base do conceito de Israel e é o elo fundamental da
continuidade da tradição do judaísmo. Abraão e sua descendência, a partir de
Sara, constituem o povo eleito. Em continuidade, Davi e sua descendência
constituem a dinastia real escolhida por Javé. O sacerdote hereditário é a base
do poder do Templo. Daí as genealogias que confirmavam as purezas racial e
funcional. Enquanto a pureza religiosa exigia o afastamento das multidões,
Jesus se põe em íntimo contato com elas. Removendo a prioridade dos laços
consanguíneos familiares, que garantiam o privilégio da eleição, Jesus, sem
exclusões, constitui a grande família unida no cumprimento da vontade do Pai,
que deseja vida plena para todos. (Padre
Jaldemir Vitório/Jesuíta)
Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet
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obrigado.
Excelente, me ajuda bastante na evangelização. Teria como criar uma página formulário que pudecemos enviar para outras com uma especie de cadastro para que pudessem se cadastrar.
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