Celebrando os dez anos de caminhada da V Conferência do Episcopado Latino-americano e Caribenho.

A Igreja no Brasil e na América Latina, vive um momento especial este ano de 2017, desde quando se celebrou a V Conferência do Episcopado Latinoamerica e Caribenho de 13 a 31  de maio de 2007 no Santuário Nacional de Aparecida, SP.

Naquele momento, o Papa Bento XVI apontava para uma Igreja discípula missionária, para que Nele nossos povos tenham vida e vida em abundância.

Ouviu-se naqueles dias grande louvação ao Deus da vida e da esperança de multidões de devotos que acorrem à Virgem Aparecida para apresentar a Deus suas vidas marcadas pelas alegrias e tristezas, claro, marcos por grande esperança.

Essa mística orante que envolvia os peregrinos, soprou no Auditório do Santuário, local onde estava acontecendo a reunião dos bispos que debatiam, rezavam, refletiam e escutavam os apelos de Deus na América Latina e Caribe.


Os rostos dos nossos povos, o clamor da nossa gente por justiça, vida e paz.

Temos a sensação de que tudo estacionou após a V Conferência. O Espírito Santo continua mexendo e eis que surgiu um Papa filho da V Conferência do Episcopado Latinoamericano, o Cardeal Bergoglio, o Papa Francisco.

Temos muitos desafios pela frente, o discipulado missionário precisa assumir seu lugar no coração das Igrejas particulares para que após os dez anos de Aparecida, a missão seja prioridade na agenda das nossas dioceses e consequentemente, nas agendas paroquiais, dos seminários no processo formativo e nas casas de formação para a vida consagrada religiosa.

É lamentável, perceber sinais de rigidez e fechamento numa Igreja que pede saída decidida às periferias existenciais, descer até os últimos como fez o Mestre.

Celebrar os dez anos da V Conferência, é mais do que uma simples comemoração, é o resgate uma tradição eclesial - o discipulado missionário, voltar às fontes e redescobrir novos caminhos para a missão à luz da Palavra de Deus.

Não negamos, estamos nos esforçando para que a Missão seja, mais do que uma teoria de intelectuais, mas, seja, uma expressão de vida que impacte os vários modelos de serviços que temos em nossa Igreja. As muitas iniciativas, devem ajudar num processo de renovação e atualização do carisma fundacional da primeira experiência ao redor da Fonte - Jesus Cristo e seus seguidores e seguidoras.

Peçamos a Virgem Maria, que Ela não deixe de pedir ao seu filho que transforma a água em vinho, sabemos, que Maria é a discípula que pede para Jesus fazer alguma coisa, diante da falta de vinho naquele casamente em Caná, Jo 2,1-11.

Nos próximos dias 20 a 24 de fevereiro, acontecerá em Brasília o Simpósio de Missiologia que vai nos inserir nos festejos e comemorações dos dez anos de caminhada eclesial a partir da V Conferência do Episcopado Latinoamericano e Caribenho.

Peçamos vossas orações para que o Espírito Santo nos ilumine a todos, conferencistas e participantes para que acolham os ventos de renovação que sopram no hoje da Igreja, a fim de que algumas mudanças sejam operacionalizadas em nossa Igreja. Jesus Cristo é o maior e o mais novo paradigmas da Missão. Por isso, sempre atual e que se deixa ser revelado nos cotidianos das variadas experiências de fé do povo de Deus em cada contexto e em cada cultura.

Frei Geraldo Bezerra de Sousa, OC
Mestre em Teologia com concentração em Missiologia
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica