São João I - Papa e Mártir - 18 de maio

Senhor de Eterna Glória, concedei-me pelos méritos do Santo Papa João I, a firmeza da fé, da perseverança na Vossa Doutrina. Dai-me o dom da Fortaleza para que eu possa com coragem enfrentar os problemas do dia-a-dia, sempre confiante na Vossa Divina Providência. Amém.

O santo do dia de hoje nasceu no ano de 470, na região da Toscana, Florência, na Itália. Ele viveu uma vida de oração e penitência e hoje celebramos a ele.


De Florência ele partiu para Roma e lá se tornou um sacerdote, um presbítero cardeal. Quando o Papa da época morreu, em 523 d.C, São João I foi eleito sucessor de Pedro. Ele então governou a Igreja Católica por dois anos e meio de sua vida.

O santo do dia 18 de maio marcou a Igreja graças a seus muitos trabalhos pastorais. São João I foi o grande precursor do canto gregoriano e também da restauração de diversas igrejas. Contudo, seu objetivo ao viver o papado era de confirmar a fé dos irmãos. Seu serviço era a salvação das almas.

O tempo em que viveu São João I era de um contexto político-religioso considerado muito complexo. Naquela época quem reinava na Itália era Teodorico. Ele era um cristão ariano, o que significa que não era fiel à doutrina católica, mas dizia que era cristão.

Teodorico e Justino, outro imperador da época em que viveu o santo do dia de hoje, tinham um conflito que fazia com que se chocassem. E foi em meio a este contexto complexo que o Papa João I acabou sendo vítima.

O santo do dia 18 de maio foi forçado pelo imperador Teodorico a partir em uma missão. Antes disso, nunca um Papa havia saído da Itália, e São João I foi o primeiro a fazer isso.

O imperador queria que o Papa fosse um porta-voz da mensagem do arianismo, pois tinha nisso interesses políticos e econômicos. O santo então não se agradou com tal missão. Então, ele que era a autoridade máxima da Igreja de Cristo não perdeu a sua paz e também não abandonou sua obediência a Deus. Foi assim que se tornou santo em meio aos conflitos.

O santo Papa foi então aprisionado pelo imperador Teodorico, que passou a lhe ter ódio e quis que São João I morresse de fome e de sede. Assim, o santo homem foi mártir, indo para a glória de Deus em 18 de maio de 526, quando tinha 56 anos de idade.

Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica


Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica