“O sagrado Concílio propõe-se fomentar a vida cristã entre
os fiéis, adaptar melhor às necessidades do nosso tempo as instituições
susceptíveis de mudança, promover tudo o que pode ajudar à união de todos os
crentes em Cristo, e fortalecer o que pode contribuir para chamar a todos ao
seio da Igreja. Julga, por isso, dever também interessar-se de modo particular
pela reforma e incremento da Liturgia”, reza o n. 1 da Constituição Conciliar
Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia, promulgada pelo Papa Paulo VI
em 4 de dezembro de 1963.
Neste nosso espaço vamos trazer 4 pontos sobre essa renovação do entendimento da liturgia.
“Eis o mistério da fé” será o primeiro deles a ser tratado pelo Padre Gerson Schmidt:
“As mudanças na liturgia introduzidas pelo Concilio Vaticano
II são muito significativas. Mas ainda não foram bem assimiladas por todos nós.
Os liturgistas brasileiros Ione Buyst e Dom Manoel João Francisco, no Livro –
Mistério Celebrado Memória e compromisso II [1], apontam alguns grandes traços
teológicos de mudança implícitos na renovação da liturgia eucarística, a partir
da aclamação pós-conciliar, depois da consagração, que diz: “Eis o mistério de
nossa fé! Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição.
Vinde, Senhor Jesus”. Essa aclamação está baseada na primeira Carta aos
Coríntios: 1Cor 11,26.
Nela se indica o sentido central da ação eucarística: o
Mistério Pascal. Segundo esses liturgistas “a Eucaristia é uma ação ritual,
simbólico-sacramental, ação de Cristo Ressuscitado na força do Espírito Santo,
atualização memorial de sua entrega e de sua glorificação, fazendo de nós
participantes de seu mistério Pascal e de sua comunhão com o Pai, na expectativa
da plena realização do Reino de Deus. É uma aclamação profética que aponta o
rumo por onde o mundo encontrará a paz, a felicidade, a unidade. Implica nosso
compromisso na construção de uma sociedade sem fome, sem guerras, sem
discriminações, buscando caminhos de solidariedade, respeito e compreensão
mútua, partilha dos bens”(p. 35).
Vamos apontando essa renovação do entendimento da liturgia,
em nossa memória histórica do concílio, em 4 pontos: 1. Eis o mistério da Fé;
2. Anunciamos, Senhor a vossa morte; 3. E proclamamos a vossa ressurreição; 4.
Vinde, Senhor, Jesus.
Hoje apontamos o primeiro ponto: EIS O MISTÉRIO DE NOSSA FÉ. Essa é a aclamação, em tom de anúncio
profético, do sacerdote depois de consagrar o pão em corpo e o vinho em sangue.
A palavra mistério aqui é traduzida por sacramento, por realizar o que
significa. Não se trata de um mistério qualquer oculto de Deus, desde muito
tempo e agora revelado. Não é um revelação de um segredo divino, outrora
oculto. Mas o Mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo, atualizado
para nós na liturgia que está sendo celebrada.
Os liturgistas Ione Buyst e Dom Manoel João Francisco, atual
bispo de Cornélio Procópio, dizem que na época do Concílio foi uma grande
novidade usar o termo “Mistério Pascal” como conceito fundamental para a
Eucaristia. Muitos padres conciliares estranharam isso, pois até então somente
a paixão e morte de Jesus eram consideradas “memórias” da graça da salvação. O
padre que proclama, em tom eloquente, “Eis o mistério da fé” não proclama
simplesmente o mistério da transubstanciação, mas a Mistério Pascal acontecendo
entre nós, mistério renovado no hoje de cada altar eucarístico”.
[1] Ione Buyst e Manoel João
Francisco – Livro – Mistério Celebrado Memória e compromisso II – Paulinas, SP,
2004, pg. 35s.
Fonte: Rádio
Vaticano
br.radiovaticana.va/news/2017/08/16/conc%C3%ADlio_vaticano_ii_e_a_reforma_lit%C3%BArgica/1330941
Foto retirada da internet
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