Concílio Vaticano II e a reforma litúrgica: Eis o mistério da fé

“O sagrado Concílio propõe-se fomentar a vida cristã entre os fiéis, adaptar melhor às necessidades do nosso tempo as instituições susceptíveis de mudança, promover tudo o que pode ajudar à união de todos os crentes em Cristo, e fortalecer o que pode contribuir para chamar a todos ao seio da Igreja. Julga, por isso, dever também interessar-se de modo particular pela reforma e incremento da Liturgia”, reza o n. 1 da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia, promulgada pelo Papa Paulo VI em 4 de dezembro de 1963.

Neste nosso espaço vamos trazer 4 pontos sobre  essa renovação do entendimento da liturgia. “Eis o mistério da fé” será o primeiro deles a ser tratado  pelo Padre Gerson Schmidt:

“As mudanças na liturgia introduzidas pelo Concilio Vaticano II são muito significativas. Mas ainda não foram bem assimiladas por todos nós. Os liturgistas brasileiros Ione Buyst e Dom Manoel João Francisco, no Livro – Mistério Celebrado Memória e compromisso II [1], apontam alguns grandes traços teológicos de mudança implícitos na renovação da liturgia eucarística, a partir da aclamação pós-conciliar, depois da consagração, que diz: “Eis o mistério de nossa fé! Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus”. Essa aclamação está baseada na primeira Carta aos Coríntios: 1Cor 11,26.

Nela se indica o sentido central da ação eucarística: o Mistério Pascal. Segundo esses liturgistas “a Eucaristia é uma ação ritual, simbólico-sacramental, ação de Cristo Ressuscitado na força do Espírito Santo, atualização memorial de sua entrega e de sua glorificação, fazendo de nós participantes de seu mistério Pascal e de sua comunhão com o Pai, na expectativa da plena realização do Reino de Deus. É uma aclamação profética que aponta o rumo por onde o mundo encontrará a paz, a felicidade, a unidade. Implica nosso compromisso na construção de uma sociedade sem fome, sem guerras, sem discriminações, buscando caminhos de solidariedade, respeito e compreensão mútua, partilha dos bens”(p. 35).

Vamos apontando essa renovação do entendimento da liturgia, em nossa memória histórica do concílio, em 4 pontos: 1. Eis o mistério da Fé; 2. Anunciamos, Senhor a vossa morte; 3. E proclamamos a vossa ressurreição; 4. Vinde, Senhor, Jesus.

Hoje apontamos o primeiro ponto: EIS O MISTÉRIO DE NOSSA FÉ.  Essa é a aclamação, em tom de anúncio profético, do sacerdote depois de consagrar o pão em corpo e o vinho em sangue. A palavra mistério aqui é traduzida por sacramento, por realizar o que significa. Não se trata de um mistério qualquer oculto de Deus, desde muito tempo e agora revelado. Não é um revelação de um segredo divino, outrora oculto. Mas o Mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo, atualizado para nós na liturgia que está sendo celebrada.

Os liturgistas Ione Buyst e Dom Manoel João Francisco, atual bispo de Cornélio Procópio, dizem que na época do Concílio foi uma grande novidade usar o termo “Mistério Pascal” como conceito fundamental para a Eucaristia. Muitos padres conciliares estranharam isso, pois até então somente a paixão e morte de Jesus eram consideradas “memórias” da graça da salvação. O padre que proclama, em tom eloquente, “Eis o mistério da fé” não proclama simplesmente o mistério da transubstanciação, mas a Mistério Pascal acontecendo entre nós, mistério renovado no hoje de cada altar eucarístico”.

[1] Ione Buyst e Manoel João Francisco – Livro – Mistério Celebrado Memória e compromisso II – Paulinas, SP, 2004, pg. 35s.

Fonte: Rádio Vaticano
br.radiovaticana.va/news/2017/08/16/conc%C3%ADlio_vaticano_ii_e_a_reforma_lit%C3%BArgica/1330941
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se no seu comentário de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

Revista: "O CRISTÃO CATÓLICO"
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica